Constelação Familiar

Constelação Familiar é um método terapêutico eficaz, poderoso e pontual desenvolvido por Bert Hellinger, que visa identificar emaranhamentos familiares profundos e repetitivos que estão trazendo situações problemáticas na vida de uma pessoa, muitas vezes sem esta ter consciência do que está impedindo-a de ter êxito e equilíbrio em determinadas situações, fazendo que perca força e repita determinados padrões se sentindo fracassada e desanimada.

Esse método revolucionário foi desenvolvido após muito estudo pelo psicoterapeuta, missionário e filósofo alemão Bert Hellinger que conviveu anos com a tribo africana Zulu, onde percebeu a importância dos ancestrais na dinâmica da cura e educação de todos os representantes do clã.

Após anos de estudo e vivência pós guerra percebeu que por vezes, num  sistema familiar, um integrante pode assumir culpas, papéis, obrigações, medos e até mesmo posturas de um antepassado, por amor e ligação aos seus ancestrais.

Então, inconscientemente, repete-se por anos e até mesmo por gerações, um mesmo comportamento ou sentimento problemático, carregado como herança oculta desses pais ou antepassados.

Através da Constelação Familiar o paciente poderá identificar de forma consciente estas heranças e as dinâmicas do seu sistema familiar, que chamamos de mecanismos oculto e, resolver tais conflitos de forma harmônica, reverenciando seus antepassados e sua história familiar, libertando-se assim de padrões e papéis assumidos involuntariamente ao longo de sua vida.

E de uma forma respeitosa, se libertando dessa corrente que o aprisionava e permitindo que se faça um destino diferente, não melhor ou pior que seus ancestrais, porém diferente, sem as repetições inconscientes do passado.

                          “Como ajudantes, temos a ideia de que devemos, a qualquer preço, manter uma pessoa viva e ajudá-la a ter uma vida feliz. Entretanto, ela está entregue a outras forças, diante das quais nossos esforços fracassam. Ao invés de nos vermos apenas diante da pessoa que busca ou necessita da nossa ajuda, olhamos para além dela. De repente, sentimos que há outras forças em ação, que são maiores que nós. Aí nos acalmamos. Muitas vezes, também conseguimos olhar de outra maneira para a criança, sem preocupações.”

 


– Bert Hellinger 

“Uma pessoa está em paz, quando todas as pessoas que pertencem a sua família tem um lugar em seu coração.”
-Bert Hellinger